domingo, 20 de junho de 2010

Mais #versificados em São Paulo

Quando conheci o #versificados tive a mesma sensação de quando conheci o haikai, me dei conta de que poucas palavras são o combustível necessário pra nossa usina de emoções. As vezes não precisa muito pra transbordar.
Viu o versificado? Agora um pouquinho de história...
Eu e meu companheiro somos poetas e num sarau nos conhecemos através de nossas poesias (se quiser ler um pouquinho da história aqui está: http://projetomacieira.blogspot.com/2009/09/nos-conhecemos-num-sarau.html). Meu versificado - inspirado no meu filho - saiu na Folha de São Paulo no dia 15 de junho, coisa de mãe lidar com imprevistos e atrasos cotidianos.
E apesar o preço salgado quase fico sem meu versificado, uma moça da Folha me ligou me perguntando o que exatamente eu estava procurando com meu anúncio, fiquei sem palavras...é....hum...er...procurando, procurando eu não tô procurando nada não.
Delícia mesmo é ver nossas letrinhas nos classificados, a gente esfrega os olhos e percebe aquelas poucas linhas ali pipocando poesia.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

#Versificados em Buenos Aires

Sim, Buenos Aires!
É a primeira inserção do movimento em outro país e outra língua.

O #versificado da poeta brasiliense Marina Mara foi publicado no mesmo Clarín que estampa a foto de Gonzalo Higuaín na vitória da Argentina na Copa.

Notem também, na segunda foto, que o jornal anuncia "un toque de atencion para la solucion argentina de los problemas argentinos". Será o poder transformador da poesia?

A história completa pode ser lida no site da autora, clicando aqui.








quarta-feira, 16 de junho de 2010

#Versificados em Porto Alegre

Os #versificados em Porto Alegre foram fruto da parceria com o Cidade Poema, projeto da Laís Chaffe. Além de publicar os anúncios, o Correio do Povo fez uma matéria com os gaúchos versificantes.







segunda-feira, 14 de junho de 2010

#Versificados em Minas


Em BH, poesia nos classificados do dia 12/06, estreou no Jornal Estado de Minas, com os #versificantes: Tânia Diniz, Myrian Naves e Ronald Cláver.

#Versificados em São Paulo


São Paulo estreou na Folha, com as versificantes Lilian e Maria Claudia Mesquita, mãe e filha.

domingo, 13 de junho de 2010

#Versificados no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro o único #Versificados foi publicado no Jornal O Dia.


#Versificados em Brasília

em Brasília, os primeiros #versificados foram publicados na seção de recados do Correio Braziliense. Foram 6 versificantes.


















sábado, 12 de junho de 2010

Dia dos Namorados é versificado na Bahia



O jornal 'A Tarde' de Salvador - BA, versificado! (inclusive a edição online)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sábado, leiam os classificados do Correio do Povo

Em Porto Alegre, a estreia dos #versificados é na edição do Correio do Povo deste sábado, dia dos namorados. Nove poetas daqui participam, alguns com mais de um poema, mas quem quiser ler os versos vai ter de esperar até lá. Tem gente que descarta os classificados de cara, sem ler. Suspeito que desta vez vai ser diferente, muitos vão direto aos anúncios. Fico imaginando vários cafés da manhã servidos na cama, com jornal aberto numa página cheia de versos.
Os poetas do RS já fazem parte do Cidade Poema (www.cidadepoema.com) e receberam com muito entusiasmo o convite. Vamos fazer mais, isso é só o começo. Os nomes: Ana Mello, Andreia Laimer, Augusto Franke Bier, Berenice Sica Lamas, Diego Petrarca, Everton Behenck, Liana Timm, Telma Scherer e eu, Laís Chaffe.

no twitter

para divulgar o movimento antes da primeira leva de publicações nos jornais, brincamos de publicar anúncios poéticos no twitter, usando o marcador #versificados.
Aqui, alguns exemplos:





quarta-feira, 2 de junho de 2010

A ideia

começou quando a Marina e eu pagamos pra ver poesia no jornal. Pagamos mesmo, quase 20 reais, pra que nossas mercadorias que nem existem (ou existem de outro jeito?) pudessem ser negociadas nos classificados.


Por ter nascido no primeiro dia de janeiro, pedi de aniversário um ano novo. O ano não está nem na metade e já ganhei várias lembranças embaladas pro presente.


O que a Marina queria era oferecer sementes de vento.
Até pediram que enviassem pelo correio. Até hoje não encontraram o rumo.
Próxima vez ela já disse que entrega pessoalmente.


O Felipe viu e sugeriu que isso virasse um movimento. Movimentamos. Depois a Laís deu um nome. A Raíssa transformou o nome em logotipo. Um monte de gente comprou a ideia. E os #versificados nasceram.

O rumo dos próximos passos agora é publicar, em dias combinados, nossos anúncios nos jornais de grande circulação da cidade. Basta assinar, escrever "#versificados" no final, e postar a foto aqui.

O primeiro dia já está combinado, sábado, 12 de junho, dia dos namorados, esposos, amantes, amigos, e escrevedores de poesia nos classificados!

Por mais que possa ser difícil se encaixar em alguma das primeiras categorias, se encaixar na última é bem facinho… pelo menos o convite é bem aberto!


twitter.com@mynaves

Valeu, Ântônio!

Em BH, em Minas, Mestre Arautonho, #versificados somos, #versificados seremos todos.

A minha parceria,aqui, em Minas, se inicia congregando os poetas a participarem todos!

Sigam o #versificados. Comuniquem-se, enviaremos todos os dados. Multipliquem nossos contatos. Enviem o endereço do #versificados aos poetas de outros estados.

Myrian Naves

twitter.com@mynaves
Myrna., no ORKUT
mynaves@gmail.com

De seu BLOG, poeta, Do Colibri Policromo, uma palinha: http://colibripolicromo.blogspot.com/, trago o seu 11 de dezembro de 2009, "entre místicos e periféricos":

...sempre deu medo de que o ano que vem não venha,
e com ele meu aniversário...
dessa vez, eu garanti




“é anúncio?”
é, sim.
“de que?”
pois é... não sei
“ué.. como não?”
é que é um anúncio poético
“de amor? seção de recados”
não. não é pra ser recado. eu queria transgredir. queria que alguém esbarrase num poema procurando carro ou imóvel.
“ah... mas não pode... nosso jornal respeita o leitor que só quer ver imóvel ou carro na seção de imóveis ou carros”
não tem jeito?
“não tem.”
aahhh e quanto fica pra colocar esse texto aqui?
“vamos ver... pode abreviar? ‘p/’ ao invés de ‘para o’?”
não pode... a imagem se perde...
“e o ‘como’, pode colocar ‘c/’?”
acho que confunde ‘como’ e ‘com’... não?
“é.. tem razão... mas desse jeito você vai precisar de quatro linhas... fica mais caro...”
tudo bem... é o preço que se paga pra ver poesia no jornal
“mas você agora pode colocar mais alguma coisa, já que tem uma linha a mais”
não precisa, não tem o que colocar
“ué... mas se tem linha sobrando, coloca qualquer coisa...”
qualquer coisa atrapalha... eu acho que atrapalha...
“então tá bom. você pode entrar na promoção de anunciar na quinta, sexta e sábado”
isso eu quero
“vai sair na seção de recados de 10, 11 e 12 de dezembro então”
ótimo. muito obrigado.
“boa sorte com seu presente”

Cidade Poema saúda parceria

Salve, Antônio!

Quero registrar aqui meu entusiasmo com o nascimento do #versificados e te dar o parabéns pela ideia de publicar poemas nos anúncios classificados.

Fico muito feliz em teres aceito, já de cara, a parceria com meu projeto Cidade Poema (www.cidadepoema.com) e estou achando muito positiva a forma como vens conduzindo as coisas: com liberdade, sem burocracias nem muito blá-blá-blá, partindo direto para as ações!

Convido teus seguidores a visitarem o site do Cidade Poema e a deixarem lá seus recados. E espero que breve nossos primeiros poemas já estejam nos jornais.

abraços a todos,

Laís